50º (1961 - 2011) ANIVERSÁRIO DO PONTIFÍCIO INSTITUTO LITÚRGICO - PONTIFÍCIO ATENEU SANTO ANSELMO. PAPA FAZ SEU DISCURSO DIRIGIDO AOS SEUS DIRIGENTES, ESTUDANTES E PARTICIPANTES:
Eminência,
Reverendo Padre Abade Primaz,
Reverendo Retor Magnifico,
Illustres Professores,
Caros Estudantes,
Saúdo-vos com alegria no IX Congresso Internacional de Liturgia celebrada no âmbito do quinquagésimo aniversário do Pontifício Instituto Litúrgico. Saúdo cordialmente todos vós, em particular o chanceler, o Abade Primaz, Dom Notker Wolf,e agradeço-lhe as amáveis palavras que ele dirigiu em nome de todos vós.
O Bem-aventurado João XXIII, recolhendo os corpos do movimento litúrgico quepretendia dar um novo impulso e novo fôlego para a oração da Igreja, pouco antes doConcílio Vaticano II e durante a sua celebração, ele queria que o corpo docente dos Beneditinos Aventinos constituísse um centro de estudo e pesquisa para garantir uma base sólida para a reforma litúrgica conciliar. Na véspera do concílio, de fato,parecia cada vez mais viver em função da urgência da reforma litúrgica, também postulada pelas exigências feitas por vários bispos.
Por outro lado, a forte necessidade pastoral que inspirou o movimento litúrgico exigiu que promovesse e elevasse mais a participação ativa dos fiéis na liturgia, através da utilização das línguas nacionais e aprofundasse a questão da adaptação dos ritos em diferentes culturas , Especialmente em terras de missão.
Além disso, ficou claro desde o início a necessidade de estudar com mais profundidade a base teológica da Liturgia, para evitar cair no ritualismo ou no subjetivismo, a fim de que também a reforma fosse bem justificada dentro da Revelação e da Tradição da continuidade da Tradição da Igreja.
Texto na íntegra conferir em: http://www.radiovaticana.com
Fonte: http://www.radiovaticana.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário