Sobre a Faculdade São Bento da Bahia

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Diálogos Inter Religioso

Beirute, 22 jun (RV) - "Cristãos e muçulmanos, vamos unir nossos esforços para que amanhã jamais faltem homens e mulheres que, através de sua coragem, perseverança e mansidão, sejam capazes de purificar suas mentes e seus corações para que a sabedoria humana se encontre com a sabedoria de Deus."

Com esta exortação, o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Card. Jean-Louis Tauran, concluiu seu discurso na sexta reunião do Comitê Científico da Fundação Internacional Oasis, realizada ontem em Beirute, capital do Líbano. Expoentes católicos e muçulmanos se reuniram para debater o tema "A educação entre fé e cultura. Cristãos e muçulmanos em diálogo".

O purpurado observou que, diante das duas crises fundamentais do nosso tempo, "a crise de inteligência" e a "de transmissão de valores", há um "retorno do religioso". Para o Cardeal, as religiões oferecem uma contribuição específica para a educação. Elas dão o "gosto da vida interior", argumentando que "o homem não vive somente de pão".

Além disso, as religiões favorecem a "pedagogia do encontro" e ajudam a viver a diferença no respeito. De acordo com o Card. Tauran, as religiões também promovem a aceitação da diversidade e contribuem para garantir o respeito pela dignidade humana, pois "cada um de nós é único, cada um de nós é sagrado".

Diante do desafio da educação, acrescentou, não deveria ser impossível que líderes cristãos e muçulmanos sensibilizassem legisladores e professores para a oportunidade de propor regras de comportamento. Regras como o respeito "por quem busca a verdade do enigma da pessoa humana; o sentido crítico que permite escolher entre o verdadeiro e o falso; o ensino de uma filosofia humanista que permite respostas humanas às questões sobre o homem, o mundo e Deus".

A educação no sentido mais amplo do termo, concluiu o Card. Tauran, "não pode ignorar a dimensão religiosa da pessoa humana".

A Fundação Internacional foi criada em 2004 pelo Cardeal Angelo Scola, Patriarca de Veneza, para promover a compreensão mútua entre cristãos e muçulmanos e anualmente um encontro que reúne expoentes das duas religiões. (BF)

fonte: http://www.radiovaticana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário