Cidade do Vaticano, 30 jul (RV) - A Filmoteca Vaticana digitalizou o filme "Molokai", uma obra espanhola em branco e preto realizada em 1959 em Molokai, no Hawai, conhecida como a "isla maldita". O filme, de Luis Lucia, é sobre a figura do Padre Damião, e teve grande repercussão na Espanha, recebendo até mesmo um reconhecimento como melhor filme e melhor direção.
Trata-se de um dos primeiros filmes do arquivo vaticano, instituído no mesmo ano em que a película foi realizada. Quando foi divulgado, atraiu a atenção do ambiente eclesial, a ponto de ter sido projetado pela Cúria, obtendo um reconhecimento oficial por parte das Pontifícias Obras Missionárias.
O filme tem início com uma imagem de uma embarcação que navega nas águas do Oceano Pacífico. A bordo, está o sacerdote belga Padre Damião, que em 1873 partiu como voluntário rumo à ilha de Molokai, infelizmente conhecida como local de segregação para os doentes de lepra. Ali, o sacerdote ficou 16 anos, restituindo aos doentes a dignidade negada. Ele morreu em 1889, depois de contrair a doença.
Padre Damião foi beatificado por João Paulo II em 1995 e canonizado por Bento XVI em outubro de 2009.
Mesmo que "Molokai" seja um filme de gênero e religiosamente convencional, o seu valor para a Filmoteca está em propor uma reflexão de 50 anos atrás sobre a figura do sacerdote, ressaltando a sua dedicação, o seu sacrifício e o duro trabalho que enfrentou na ilha, em contato com a doença mais antiga do mundo, considerada muitas vezes um castigo divino e motivo de afastamento da sociedade em todos os tempos. (BF)
Fonte: http://www.radiovaticana.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário